A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

12/09/2013 23:24

Exportação de milho de MS cresce 153% neste ano

Vinícius Squinelo

Mato Grosso do Sul já despachou para outros países o equivalente a 753,8 mil toneladas de milho entre janeiro e agosto deste ano, volume 153% superior ao mesmo período de 2012, quando as exportações somaram 293,7 mil toneladas. De acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) a grande oferta de milho e os preços atrativos são fatores que podem manter o ritmo de escoamento, como aponta o informativo Casa Rural, divulgado nesta quinta-feira (12).

Com a colheita recorde do milho safrinha que acumulou 7,8 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, a expectativa é de que Mato Grosso do Sul mantenha o nível de exportação de 2012, quando enviou pelos portos o volume de 1,5 milhão de toneladas. Além da oferta em grande escala, a valorização do dólar e, consequentemente, a depreciação do real, deixam os preços atrativos para o mercado externo, aumentando a possibilidade de comércio com o Japão e a Coréia do Sul, principais importadores do milho sul-mato-grossense neste ano.

Segundo a economista da Famasul, Adriana Mascarenhas, o grande volume de exportação de milho do Estado é um fator atípico que ganhou proporção com a quebra da safra dos Estados Unidos no ano passado. O insucesso dos americanos em 2012 fez com que Mato Grosso do Sul aumentasse suas exportações de milho em 226% e encaminhasse 1,5 milhão de toneladas para o exterior, na comparação com as 437 mil toneladas exportadas em 2011.

“Mato Grosso do Sul tem potencial para se tornar ainda mais competitivo no mercado externo do milho e aproveitar a desvalorização da moeda local. Mas neste momento os agricultores estão dependentes dos resultados da safra americana e da ineficiência da logística brasileira, entraves para o aumento das exportações que tornam o mercado interno opção também atrativa”, avalia a economista da Famasul, Adriana Mascarenhas.

No acumulado de janeiro a agosto de 2013, quase metade das exportações de milho de Mato Grosso do Sul, ou 44%, foi escoada pelo Porto de Paranaguá (PR), o equivalente a 328,6 mil toneladas. Os portos de São Francisco do Sul (SC) e Santos (SP), despacharam 36% e 20% do milho de MS, respectivamente. Somadas, as exportações do produto geraram este ano receita de US$ 202,8 milhões em 2013.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions