A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

11/11/2009 21:37

Mapa faz consulta sobre novas regras de rastreabilidade

Redação

Nesta quarta-feira, representantes e técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apresentaram ao Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a proposta para mudanças nas regras do Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos).

Por conta disso, o Ministério abrirá ainda este mês uma consulta pública aos produtores rurais, visando o aprimoramento da proposta. A principal mudança é o fim do livro de registros, de acordo com o coordenador do sistema de rastreabilidade, Naor Maia Luna.

Segundo ele, o produtor passará a prestar as informações diretamente à Base Nacional de Dados do Sisbov. Não haverá necessidade do registro de papel, mas sim o informatizado.

Com a nova proposta, o representante do Ministério garante que as mais de 1,6 milhão de propriedades vão conseguir manter os registros em dia. Outra vantagem do novo Sisbov é que o pecuarista vai começar do zero.

O presidente do Fórum Nacional de Pecuaristas de Corte, Antenor Nogueira, destacou que o novo sistema acaba com a burocracia. Para ele, uma série de regras será eliminada, até porque a União Européia nunca exigiu.

Com a apresentação do novo Sisbov ao Fórum, representantes dos produtores nos estados tomaram conhecimento e puderam contribuir com a experiência de quem está na propriedade vivenciando os problemas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions