ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Após resgate de afogado, bombeiro agora salva criança por telefone

Nyelder Rodrigues | 28/03/2017 19:52
Salvamento no Piauí chamou a atenção da mídia local e do estado nordestino (Foto: Arquivo Pessoal)
Salvamento no Piauí chamou a atenção da mídia local e do estado nordestino (Foto: Arquivo Pessoal)
Em seu Facebook, Adalto tem várias imagens onde demonstra o carinho com crianças e a honra em exercer a profissão de bombeiro militar (Foto: Arquivo Pessoal)
Em seu Facebook, Adalto tem várias imagens onde demonstra o carinho com crianças e a honra em exercer a profissão de bombeiro militar (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma chamada pelo 193, uma mãe desesperada em busca de ajuda para o filho e mais um salvamento bem sucedido para o Corpo de Bombeiros. A rotina de muitos militares da corporação se repetiu mais uma vez nesta terça-feira (28) em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande.

Mais uma vez, o protagonista da história é o terceiro sargento Adalto de Oliveira Campos, que tem 46 anos, 19 deles dedicados ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Hoje, foi ele quem atendeu por telefone um caso de um bebê de apenas 35 dias que se afogou durante o banho e ficou sem respirar.

"Recebi a chamada da mãe e já acionei a viatura. Fui passando as coordenadas de ressuscitação e, enquanto o socorro se deslocava para o local, consegui ouvi o neném chorando. Já estável ele foi para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde liguei avisando da situação e uma equipe já o esperava", comenta Adalto.

O militar conta que esse não foi o primeiro salvamento feito por telefone, e se lembra até hoje da criança salva. "Estou em Dourados a mais de 10 anos. A primeira criança que atende nessa situação foi a Melissa, faz uns sete anos. Ela se engasgou com remédio e os pais dela são até hoje meus amigos pelo Facebook".

Adalto já trabalhou pelos Bombeiros também em Ponta Porã, Maracaju, Jardim, Porto Murtinho e Naviraí. Mas nem só durante o trabalho ele fez salvamentos. Durante às folgas, o militar já fez resgates, o último dele em uma praia no Piauí, no começo do mês.

"Em momentos de folga já fiz resgate no rio Formoso, Balneário do Sol, no Balneário de Jardim também. O último foi esse em Parnaíba. Era meu último dia de férias e quis ir à praia, no fim da tarde. Meus familiares viram uma pessoa se afogando, mas não tinham certeza. Na dúvida, eu sempre vou resgatar, e fui", explica.

Campos ainda contou com ajuda de pescadores para retirar o homem, um senhor, que estava desacordado da água. "Fiz o procedimentos e graças à Deus ele voltou. Ele não tinha documentos, nada e então passeia a procurar algo sobre ele, até encontrar familiares dele, os filhos que foram comigo ao hospital".

O bombeiro ainda conta que, por coincidência, o filho que foi visitar o pai no hospital mora a duas quadras da casa onde familiares dele moram em Parnaíba e ele estava hospedado. "Tudo isso é muito gratificante", completa Adalto.

Já conhecido pelos salvamentos realizados em trabalho ou durante às folgas, o terceiro sargento geralmente trabalha nas ruas, mas está atualmente realizando o atendimento por telefone pois está com problemas no joelho, inclusive com cirurgia marcada para o próximos dia 20. 

"Estou de atestado, mas como nosso efetivo é pequeno, acabei ficando na sala-rádio", diz Adalto, que em 2011 foi o primeiro na seleção para a Força Nacional, quando ainda era cabo, e chegou a trabalhar na Copa do Mundo e Olimpíadas.

Nos siga no Google Notícias