ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

MP recomenda cancelar concurso organizado por empresa alvo de operação

Promotoria recomenda ainda que a prefeitura cobre o ressarcimento de todos os inscritos

Anahi Zurutuza | 25/04/2019 11:48
Fachada da Prefeitura de Taquarussu (Foto: Vale do Ivinhema Agora)
Fachada da Prefeitura de Taquarussu (Foto: Vale do Ivinhema Agora)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou que a Prefeitura de Taquarussu cancele o concurso público organizado pela Vale Consultoria, empresa que foi alvo da Operação Carta Convite, em novembro do ano passado.

O certame foi aberto no dia 15 de maio de 2018 para várias funções. No dia 29 de novembro, um dia depois que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) deflagrou a operação, a administração do município a 332 km de Campo Grande anunciou a suspensão do processo seletivo por 90 dias. No dia 15 de abril, contudo, a prefeitura convocou 13 aprovados para tomar posse em cargos de advogado, assistente social, veterinário, psicólogo, fiscal ambiental, fiscal tributário, dentre outros.

A promotora de Justiça de Batayporã, Bianka Mendes, argumenta que houve fraude na contratação da empresa que organizou o concurso e por isso, a licitação e o certame devem ser cancelados e refeitos.

“Considerando que a licitação, modalidade convite, foi forjada para que a empresa Vale Assessoria sagrasse vencedora, pois, segundo restou apurado, as empresas convidadas Vale, Idagem e Sigma combinaram o valor das propostas, com o fim de fraudar a licitação”, destaca em um dos pontos da recomendação.

O MPMS recomenda ainda que a prefeitura cobre da empresa o ressarcimento de todos os inscritos.

Prédio comercial onde funcionava a sede da Vale Consultoria em Campo Grande quando Gaeco fez buscas (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Prédio comercial onde funcionava a sede da Vale Consultoria em Campo Grande quando Gaeco fez buscas (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Carta Convite – Na manhã do dia 28 de novembro, a Operação Carta Convite foi às ruas de Campo Grande para cumprir 8 mandados de busca e apreensão contra empresas suspeitas de fraudes em concursos públicos.

Os alvos eram responsáveis por 15 concursos abertos no ano passado. A Sigma Assessoria em Gestão Pública e a Vale Consultoria tinham contratos para realizar certames de 12 prefeituras.

Nos siga no Google Notícias