ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Moradora do Zé Pereira cuida de 200 quatis em reserva

Redação | 14/06/2010 16:35

Campo Grande é conhecida por manter um espírito de cidade do interior mesmo sendo a capital do Estado. Em diversos pontos, é possível encontrar exemplares da fauna, como capivaras e araras, proporcionando um contato direto com a natureza. No bairro Zé Pereira, região sudeste da cidade, esta proximidade tornou-se rotina para uma moradora.

Há cinco anos, Cléo dos Santos, de 47 anos, administra seus horários para poder alimentar os 200 quatis que vivem na reserva em frente à sua casa, na rua Alexandrino Marques.

"Acordo já pensando no que preciso fazer para manter meus bichinhos alimentados e saudáveis. E é todo dia, de segunda a segunda. Afinal, a fome não dá folga, né?", aponta a dona de casa.

Os "bichinhos" chegam próximo ao portão da casa em busca de alimento. A cumplicidade é tamanha que Cléo conhece alguns pelo nome, como o impetuoso Terê e o casal Bella e Edward, em homenagem aos protagonistas da série Crepúsculo. "Vem aqui com a mamãe, deixa o moço fotografar, não precisa ter medo", fala Cléo, com aquela voz maternal que encoraja os filhos a encarar algo novo.

Horários - A rotina de Cléo começa às 6h30 com o café da manhã. No início da tarde, às 14 horas, ela serve o almoço, e ao final do dia, por volta das 17 horas, os animais retornam para o jantar. No cardápio, restos de comida e frutas. "Eles adoram melancia e banana", orgulha-se a cuidadora. Para alimentar todos os quatis, são necessárias 25 melancias e duas caixas de banana.

A primeira vez que se deparou com um grupo de quatis foi há cinco anos. Alguns vizinhos haviam colocado veneno no lixo para espantar os gatos. Naquela semana, oito gatos apareceram mortos. "Quando cheguei um dia de madrugada, vi os bichos e não reconheci como gatos. Foi então que começou nossa relação".

Mesmo cuidando de muitos quatis

Nos siga no Google Notícias