ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

“Campo Grande ganhou ao não ser sede da Copa”, diz presidente da Funesp

Jeozadaque Garcia | 01/02/2012 17:17

Para dirigente, Capital trabalha sem pressão para aproveitar os benefícios do evento, que acontece em 2014 no Brasil

Representantes do COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014 e da Fifa estarão em Campo Grande, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, para vistoriar o Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, que pode receber uma seleção para o período de adaptação antes da competição.

Para o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Carlos Alberto de Assis, Campo Grande trabalha sem pressão para aproveitar, de uma outra forma, a Copa do Mundo.

“Campo Grande ganhou ao não ser sede da Copa, tendo em vista os atrasos nas obras dos estádios, a desorganização das cidades que receberão os jogos”, afirma. “Hoje as cidades têm ainda a pressão da Fifa”, continua.

Ele deve acompanhar a comissão, que desembarca na Capital no próximo dia 6. Assis garante que o local tem condições estruturais de receber uma seleção antes da Copa.

“Vamos construir ainda, no fundo do campo, um prédio de quatro andares, que vai servir de sala de imprensa e acomodará alguns salões, como vestiários”, conta. Hoje, o Vovó Ziza tem piscina aquecida e coberta, e conta ainda com amplas salas, além de um campo com medidas oficiais. “Se for uma exigência, vamos trocar a grama também”, acrescenta.

Assis aponta ainda a mobilidade urbana de Campo Grande como trunfo para conseguir seduzir uma das seleções. “Os organizadores levam em conta não só a distância do Centro de Treinamento até o hotel, mas também o tempo que se leva para chegar até ele”, diz.

Assis acredita que, além da infraestrutura, turismo e cultura podem atrair seleções para Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Assis acredita que, além da infraestrutura, turismo e cultura podem atrair seleções para Campo Grande. (Foto: João Garrigó)

No total, 150 Centros de Treinamentos em todo o Brasil serão pré-selecionados pela entidade máxima do futebol. Destes, 95 serão indicados para as 32 seleções que disputarão o Mundial.

“Mesmo se Campo Grande não for escolhida, fica um legado para uma série de eventos esportivos”, garante.

Marketing - Além da estrutura, Campo Grande poderá atrair uma delegação pelo turismo e cultura. O dirigente citou o exemplo de Japão e Paraguai, que seriam bem recebidos na Capital por conta das colônias.

“Temos que atacar em todas as vertentes, fazer contatos. O chaveamento da Copa também tem que ser levado em conta, ver quais seleções, por exemplo, vão disputar a primeira fase em Cuiabá, e apresentar os benefícios para elas”, exemplifica.

Na surdina – Saudosista, Assis lembrou ainda que, quando chegou em Campo Grande no ano de 1978, o campo do Vovó Ziza foi o primeiro em que ele jogou uma partida de futebol, quando o local ainda era chamado de Grêmio Enersul.

Com o tempo, o local ficou abandonado e “só tinha mato”, como lembra o dirigente, que revitalizou o espaço ao assumir a Funesp sem o conhecimento do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

“Eu queria fazer uma surpresa, mas ele veio em um evento aqui e viu o campo. Me ligou para comentar e perguntar quando íamos estrear o gramado”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias