10/11/2017 13:16

Prefeito decreta emergência após chuva destruir pontes e estradas

Helio de Freitas, de Dourados
Aterro em estrada vicinal foi levado por córrego após fortes chuvas em Itaquiraí (Foto: Guiomar Biondo)Aterro em estrada vicinal foi levado por córrego após fortes chuvas em Itaquiraí (Foto: Guiomar Biondo)

As fortes chuvas que atingiram o município de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, nos dias 21 e 30 de outubro, causaram destruição na cidade e na zona rural. A enxurrada provocou erosão em estadas e a força da água de rios destruiu pontes e aterros. Para acelerar a recuperação, o prefeito Fávaro Neto (PSDB) decretou situação de emergência.

O decreto foi assinado após levantamento dos danos e prejuízos públicos e privados, feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a tempestade do dia 21 de outubro, com índices pluviométricos acima da média, forte vendaval e chuva de granizo, destruiu o sistema de drenagem urbana e rural. Estradas, dutos e pontes ficaram comprometidos na zona rural.

“O temporal provocou danos materiais, prejuízos econômicos e sociais, paralisou das aulas em escolas estaduais e municipais por causa das estradas e o escoamento da produção agrícola”, afirmou o secretário municipal de Obras José Carlos Loro.

A situação de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para a reconstrução das estruturas afetadas pela chuva e permite a convocação de voluntários para reforçar as ações, bem como campanhas de arrecadação de recursos entre a comunidade para facilitar o atendimento à população afetada.

“Também vamos buscar apoio dos governos estadual e federal para as obras de recuperação de estradas, pontes e do sistema de drenagens. Já estamos fazendo o socorro das famílias afetadas com ações sociais, distribuição de telhas, colchões e cobertores”, afirmou o prefeito.

Homem esfaqueia a própria filha que denunciou ter sido estuprada por ele
Um homem, de 47 anos, é suspeito de ter esfaqueado a própria filha, de 18 anos, na aldeia Limão Verde, em Amambai, a cerca de 360 quilômetros de Camp...
Jovem é presa após estrangular o filho de apenas 3 anos
Uma jovem, de 20 anos, foi presa nesta terça-feira (22) depois de tentar matar estrangulado com um fio o filho, de apenas 3 anos, em Coxim, cidade a ...
imagem transparente