09/09/2019 11:02

Vereador costumava passear com moradores em ultraleve que caiu

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, a ultraleve está em situação regular na agência

Viviane Oliveira
Bombeiros durante combate a incêndio após queda de ultraleve (Foto: Ivinotícias) Bombeiros durante combate a incêndio após queda de ultraleve (Foto: Ivinotícias)

O delegado aposentado e vereador Messias Furtado de Souza, 55 anos, morto em acidente de ultraleve no fim da tarde de ontem (8), costumava passear com moradores da cidade. O parlamentar voava com duas crianças. Igor Davi dos Santos Fernandes, de 5 anos, morreu no local. O irmão dele, de 12 anos, foi socorrido em estado grave.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, o vereador era acostumado sobrevoar o município. Ontem, os dois irmãos brincavam num parque da cidade quando pediram para dar uma volta no ultraleve com Messias. Os moradores chegaram a avistar a aeronave no ar, mas depois a perderam de vista e na sequência enxergaram uma fumaça preta. Em razão da queda, o avião pegou fogo.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Marcelino Ernesto Piffer, uns dos militares que atendeu a ocorrência, contou que ao chegar ao local o avião estava pegando fogo. Alguns moradores já haviam tirado o vereador e o menino de 12 anos. A criança de 5 anos ficou presa às ferragens. 

Segundo o militar, durante atendimento tanto Messias quanto o adolescente estavam conscientes, orientados e pediam o tempo todo por água. “Eles começaram a perder a consciência quando deram entrada no pronto-socorro da cidade”, disse. Os dois sofreram queimaduras de 2º grau por todo o corpo e foram transferidos à Capital. Messias morreu às 6h4 desta segunda-feira (9). Ele deixa esposa e dois filhos. O adolescente de 12 anos continua internado no pronto-socorro pediátrico em estado grave. 

Conforme o site Ivinotícias, as informações preliminares são de que possivelmente o piloto errou o pouso e atingiu uma árvore. O Campo Grande News tentou falar com o delegado responsável pela investigação, mas não conseguiu. 

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, a ultraleve está em situação regular na agência. O modelo é uma aeronave experimental - caracterizada por ser de construção amadora – diferentemente de um avião com certificado de aeronavegabilidade convencional.

As aeronaves experimentais são restringidas a voar sob áreas pouco povoadas, ou em alguns casos específicos, em áreas completamente isoladas. O transporte de pessoas e bens com fins lucrativos é proibido. Em virtude dessas restrições, normalmente se utiliza tais aeronaves para lazer. A ultraleve com prefixo PU-AFA Fox foi fabricada em 1991. 

De acordo com a Pax de Ivinhema, o velório será na sede do Rotary Clube, no município. O horário (velório e sepultamento) ainda não foi divulgado.

Homem esfaqueia a própria filha que denunciou ter sido estuprada por ele
Um homem, de 47 anos, é suspeito de ter esfaqueado a própria filha, de 18 anos, na aldeia Limão Verde, em Amambai, a cerca de 360 quilômetros de Camp...
Jovem é presa após estrangular o filho de apenas 3 anos
Uma jovem, de 20 anos, foi presa nesta terça-feira (22) depois de tentar matar estrangulado com um fio o filho, de apenas 3 anos, em Coxim, cidade a ...
imagem transparente