ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Consumo

Com espadas e candelabros, cortejo árabe vira atração em casamentos

Paula Maciulevicius | 04/12/2014 06:56
Na entrada os bailarinos podem usar espada, candelabro, pétalas de rosa e pandeiro. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)
Na entrada os bailarinos podem usar espada, candelabro, pétalas de rosa e pandeiro. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)

A entrada dos noivos no salão de festa, pela primeira vez como casal, pode vir acompanhada de palmas, gritos, espadas e candelabros no ritmo da cultura e da música árabe. Uma das opções para quem quer chegar em grande estilo está no cortejo, onde bailarinos anunciam e acompanham marido e mulher até a pista de dança.

"Zaffet al Farah" é o cortejo árabe para casamentos apresentado pelo estúdio Nidal Abdul como entretenimento tanto para os noivos, quanto para os convidados. Além do grupo de dança do ventre já tradicional, o estúdio criou o de folclore árabe justamente para essas apresentações.

"O 'zaffe', a gente tem feito inclusive de pessoas que não tem nenhum tipo de ligação com a cultura. É como um show, o ápice da festa depois que os noivos voltam ao salão", explica a professora de dança e bailarina Nidal Abdul, de 33 anos.

O "Zaffet al Farah" é o cortejo árabe para casamentos. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)
O "Zaffet al Farah" é o cortejo árabe para casamentos. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)
Não tem convidado que não volte o olhar para o momento. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)
Não tem convidado que não volte o olhar para o momento. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)

Na entrada os bailarinos podem usar espada, candelabro, pétalas de rosa e pandeiro. O grupo espera os noivos do lado de fora do salão e só adentra na companhia deles. Com a batida da música, não tem convidado que não volte o olhar para o momento.

A própria música do cortejo fala sobre casamento e a chegada da noiva. "E nisso vamos caminhando, fazendo o cortejo até o local da pista de dança. Dançamos com eles e depois pode começar o show", descreve Nidal.

A atração não segue um perfil de noivos específico, apenas aqueles que querem fazer algo diferente. "A gente estuda, porque cada casamento é um casamento. Cada noiva é uma noiva", comenta Nidal.

Os dançarinos têm as roupas diferenciadas em relação à já conhecida dança do ventre. São vestes mais recatadas, cobertas, mas muito coloridas. "Nós tomamos esse cuidado porque a gente trabalha com o sonho das pessoas", afirma a professora.

As imagens registradas pelo Studio Galvão Photo e Vídeo de um casamento no Loft Garden exemplificam como acontece o cortejo. Primeiro duas bailarinas entram com o candelabro na cabeça para daí os quatro dançarinos levarem o casal até o centro do salão.

"O candelabro significa que estamos levando a paz. É um parabéns para o casal, tanto que eles apagam as velas. A gente entra como se estivesse levando a luz. Depois forma um corredor com as espadas para os noivos passarem", narra a bailarina Nidal.

O público, como se pode ver, interage, tira fotos e segue na dança. Em seguida, o cortejo pode dar lugar ao 'dabke', dança árabe em círculos aberta para todos os convidados ou então a dança do ventre. A apresentação pode até 40 minutos.

"Levanta a festa, é um momento mágico, porque a cultura e as músicas árabes são muito alegres. Quando toca uma música, todo mundo levanta", descreve Nidal.

Depois da entrada triunfal, o casal pode seguir com o brinde junto aos padrinhos e as fotos com os convidados. Há noivos que prefiram dançar eles mesmos. Para isso, o estúdio também tem aulas e até monta coreografia. "A gente ensaia também noivas que querem, no casamento, dançar com o vestido branco. Em duas semanas monta e ensaia de forma particular, de acordo com a facilidade e a personalidade da aluna", explica Nidal.

O grupo de folclore que realiza o cortejo está formado há 1 ano e ensaia semanalmente para as apresentações. A média de preço para contratação é a partir de R$ 1,5 mil. O telefone de contato é o: 3326-4929.

A apresentação pode durar até 40 minutos. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)
A apresentação pode durar até 40 minutos. (Foto: Studio Galvão Photo e Vídeo)
Nos siga no Google Notícias