A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

19/06/2013 07:37

Assembleia obriga bares a afixar informações para portadores de doenças renais

Leonardo Rocha
Projeto aprovado prevê informações aos portadores de doenças renais (Foto: divulgação)Projeto aprovado prevê informações aos portadores de doenças renais (Foto: divulgação)

A Assembleia aprovou de forma unânime projeto que obriga bares, restaurantes, casas de sucos e outros estabelecimentos similares a afixar cartazes que alertem portadores de doenças renais sobre os riscos da ingestão de carambola. A deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), autora do projeto, destacou que a propostas deve atingir todos os estabelecimentos situados em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a deputada, estudos comprovaram que a “carambola” possui propriedades como o “ácido oxálico” que pode comprometer o funcionamento dos rins de pessoas que possuem doenças crônicas. Esta ingestão provoca soluços, náuseas, vômitos e até convulsões dento de uma a cinco horas. “Queremos informar a população sobre os riscos desta fruta aos portadores destas doenças”, descreveu Hashioka.

Segundo ela, os estabelecimentos precisam se adequar principalmente em relação aos sucos que são disponibilizados sem a devida informação. O projeto prevê que o cartaz deve conter os seguintes dizeres: "A ingestão de carambola pode provocar sintomas neurológicos em pacientes com doença renal crônica".



Não tenho doença renal [graças a Deus!], e sabia deste fato sobre carambola há tempos. Sinceramente, vocês acreditam que o doente renal não é informado sobre suas restrições alimentares, ao fazer o tratamento médico? Agora, os proprietários dos estabelecimentos comerciais terão que colocar informativos?
Não seria melhor que município e estado disponibilizassem nutricionistas para acompanhamento do tratamento médico dos pacientes que sofrem com doenças renais?
Ademais, quantos estabelecimentos servem suco de carambola?
Vão gostar de gastar dinheiro à toa, hein, digníssimos!
 
Andreia Ferreira em 19/06/2013 11:35:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions