ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Assembleia obriga bares a afixar informações para portadores de doenças renais

Leonardo Rocha | 19/06/2013 07:37
Projeto aprovado prevê informações aos portadores de doenças renais (Foto: divulgação)
Projeto aprovado prevê informações aos portadores de doenças renais (Foto: divulgação)

A Assembleia aprovou de forma unânime projeto que obriga bares, restaurantes, casas de sucos e outros estabelecimentos similares a afixar cartazes que alertem portadores de doenças renais sobre os riscos da ingestão de carambola. A deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), autora do projeto, destacou que a propostas deve atingir todos os estabelecimentos situados em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a deputada, estudos comprovaram que a “carambola” possui propriedades como o “ácido oxálico” que pode comprometer o funcionamento dos rins de pessoas que possuem doenças crônicas. Esta ingestão provoca soluços, náuseas, vômitos e até convulsões dento de uma a cinco horas. “Queremos informar a população sobre os riscos desta fruta aos portadores destas doenças”, descreveu Hashioka.

Segundo ela, os estabelecimentos precisam se adequar principalmente em relação aos sucos que são disponibilizados sem a devida informação. O projeto prevê que o cartaz deve conter os seguintes dizeres: "A ingestão de carambola pode provocar sintomas neurológicos em pacientes com doença renal crônica".

Nos siga no Google Notícias