Prefeita diz que focará em saúde e infraestrutura ao buscar repasses estaduais
Além de Adriane Lopes, gestores de 11 municípios estão reunidos em evento para debater prioridades das cidades

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), afirmou que saúde e infraestrutura são prioridades na busca por recursos do Governo do Estado. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (26), durante o encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo, realizado no Sesc Hub Academy, na região central da Capital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Prefeita de Campo Grande prioriza saúde e infraestrutura em busca de repasses estaduais. Adriane Lopes (PP) participou do encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo, buscando apoio do governo estadual para investimentos nessas áreas. A prefeita ressaltou a necessidade de parceria para enfrentar desafios como a falta de leitos e medicamentos, lembrando que a capital atende pacientes de todo o Mato Grosso do Sul. O evento, que reuniu prefeitos de onze municípios, teve como objetivo integrar as demandas locais ao Plano Plurianual estadual. Além de saúde e infraestrutura, educação e saneamento básico foram temas debatidos. Prefeitos de Rio Negro e Jaraguari também apresentaram suas prioridades, como pavimentação de bairros e reconstrução de uma ponte danificada. O encontro contou com oficinas temáticas para auxiliar os municípios no planejamento e na busca por recursos.
Sobre infraestrutura, Adriane destacou que a Capital ficou “ilhada” nos últimos dez anos, mas que a parceria tem sido retomada durante a gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB). “A gente acredita que o governador já tem um olhar diferenciado para Campo Grande. Já fomos contemplados com algumas ações e acreditamos que vamos avançar ainda mais”, disse.
Ela também citou a necessidade de parceria com o Estado para enfrentar desafios na saúde pública, como a falta de leitos, contratualização de novos serviços e fornecimento de medicamentos. “Campo Grande tem 956 mil habitantes, mas atendemos mais de um milhão e meio de pessoas, com cartões não só da Capital, mas de todo o Estado”, ressaltou.

O encontro reúne prefeitos, secretários e equipes técnicas de 11 municípios: Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. Ao longo do dia, os gestores discutem o PPA (Plano Plurianual) municipal, contratos de gestão e participam de oficinas sobre infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento local.
O objetivo é integrar os municípios às políticas do PPA estadual e firmar compromissos conjuntos, com metas mensuráveis e divisão de responsabilidades. “O dinheiro é curto, as demandas são grandes. Quando planejamos, conseguimos gastar melhor os recursos do Estado e dos municípios”, explicou o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).
Na abertura do evento, Barbosinha citou como prioridades estaduais o asfalto com drenagem, o saneamento básico e a educação. “Saneamento é uma obra cara e enterrada, mas que reflete diretamente nos indicadores de saúde, como a mortalidade de idosos”, destacou.
Ele também elogiou a evolução na elaboração de políticas públicas municipais. “Os prefeitos têm chegado com projetos estruturados, não só de curto prazo, mas pensando no futuro”, avaliou.
Outros prefeitos – O prefeito de Rio Negro, Henrique Ezoe (PSDB), também participou do encontro e destacou as principais demandas do município, levadas ao evento para discussão com o Governo do Estado. Segundo ele, a pavimentação completa dos bairros São Francisco e Santa Fé, além do distrito de Perdigão, estão entre as prioridades, junto à área da educação.
“Vamos trazer novamente ao governador a questão da pavimentação. Ele quer deixar Rio Negro 100% asfaltado. Ainda faltam dois bairros com trechos sem asfalto. Acredito que ele vai atender essa demanda, que é de suma importância”, afirmou Henrique.

O prefeito também destacou a necessidade de uma nova escola estadual na cidade. “Entre outras questões, a educação é uma pauta bastante social. A escola que temos hoje é muito antiga. Falaram até em reformá-la, mas já buscamos apoio de parlamentares e conversamos com o secretário para viabilizar a construção de uma nova unidade. Já conseguimos integrar a escola atual ao tempo integral dos alunos”, acrescentou.

Já o prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva, o Claudião (PSDB), informou que uma das principais demandas do município é a reconstrução da ponte destruída após o rompimento da barragem da Nasa Park, em agosto do ano passado.
“Essa ponte foi danificada com a ruptura da barragem. Vamos levar essa pauta ao governador, dentro das prioridades de Jaraguari. Essa obra está entre as nossas principais demandas. Esperamos, e tenho certeza, que o governador vai nos atender. Também estamos dispostos a investir recursos próprios para reconstruí-la”, disse Claudião.
Oficinas – A programação do encontro segue no período da tarde, com a realização de oficinas simultâneas divididas por áreas temáticas:
- Infraestrutura e Gestão Municipal (Segov/Seilog/Agesul): foco na sistematização de demandas e próximas etapas da cooperação técnica;
- Educação: planejamento articulado dos programas MS Alfabetiza, MS Matemática e estratégias para o transporte escolar;
- Assistência Social: estratégias para superação da vulnerabilidade social;
- Saúde: ações voltadas ao enfrentamento da mortalidade materna infantil e de doenças crônicas;
- Desenvolvimento Econômico (Semadesc/Sebrae): fortalecimento do ambiente de negócios, incentivo à agricultura familiar e à inovação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.