A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

05/01/2012 09:09

Paraguai declara emergência sanitária em San Pedro e isola área com aftosa

Paula Vitorino
Cidade de Aguaray Amistad está em quarentena. (Foto: ABC Digital)Cidade de Aguaray Amistad está em quarentena. (Foto: ABC Digital)

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou decreto na tarde desta quarta-feira (4) declarando emergência sanitária no distrito de San Pedro, onde na segunda-feira (2) foi confirmado foco de febre aftosa.

O decreto determina a ativação do Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal (Sinaesa), mecanismo oficial que deverá implementar estado de quarentena em Aguaray Amistad, cidade com altos índices de aftosa.

A área afetada já foi isolada pela agência reguladora, que está analisando medidas a serem tomadas para evitar a propagação do vírus a outros pontos.

Oitavo maior exportador mundial de carne bovina, com um rebanho de 12,5 milhões de cabeças, o Paraguai enfrenta o segundo surto de aftosa em menos de quatro meses. O primeiro foi detectado em 15 de setembro, também em San Pedro.

Os responsáveis pela vigilância no país estimam que o Paraguai precise de 18 meses para recuperar seu status de livre de febre aftosa.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions