A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/05/2009 17:00

Caciques não aceitam nomeação de músico para Funai

Redação

Cerca de 20 caciques terenas passaram, a tarde de hoje, reunidos na Funai (Fundação Nacional do Índio) da Capital. Eles estão revoltados com a possível nomeação do músico e ex-presidente da Fundação Estadual de Cultura, Pedro Ortale, para comandar o órgão na região de Campo Grande.

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidades Indígenas, Danilo de Oliveira Ruiz, eles querem eleger o novo dirigente da fundação, que está sem comando desde a demissão de Jorge Antônio das Neves.

Ortale, que é coordenador de Arte Indígena da Funai em Brasília, compareceu ao encontro dos caciques e negou estar nomeado para assumir a administração regional.

No entanto, não conseguiu convencer os líderes indígenas. Eles prometeram continuar mobilizados contra eventual nomeação, sem consulta-los antes, do presidente nacional, Márcio Meira.

Joãozinho da Silva está interinamente no comando do órgão em Campo Grande. Os índios argumentam que ele tem atuação limitada e as aldeias estão perdendo benefícios e recursos em decorrência da falta de um administrador regional efetivo.

Em Mato Grosso do Sul, os caciques são acostumados a eleger os dirigentes. Eles já decidiram que permanecerão mobilizados contra o novo administrador, que não teve o nome divulgado pela direção nacional.

Conselho de Psicologia aprova resolução com regra para atendimento a transexuais
Em meio à polêmica que cerca a iniciativa de psicólogos para derrubar, na Justiça, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe o...
Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...
UFMS divulga edital do vestibular para ingresso em cursos de graduação
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (18), edital do processo seletivo do vestibular para ingresso em cu...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions