ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Comandante da PM diz que policial agiu de acordo com treinamento

Nadyenka Castro | 08/07/2011 15:39

Coronel David afirma que cabo teve atitude correta

Policial, do lado de fora, atira em direção aos bandidos. Um de blusa amarela e outro ao chão.
Policial, do lado de fora, atira em direção aos bandidos. Um de blusa amarela e outro ao chão.

Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o coronel Carlos Alberto David dos Santos, afirma que o policial militar que atirou contra dois bandidos na noite da última quarta-feira, no Mercado Souza, em Campo Grande, agiu corretamente.

“Ele fez tudo aquilo que ensinamos”, fala o comandante sobre a abordagem feita pelo cabo e a direção dos tiros disparados por ele, referindo-se ao treinamento dado na academia policial.

De acordo com o coronel, foi instaurado Inquérito Policial Militar que tramita pela Corregedoria e o policial já foi ouvido e disse que antes de atirar se identificou. “Ele declarou, e as imagens infelizmente não têm áudio, que ele gritou Polícia”.

E pela análise das imagens feitas pelas câmeras internas do comércio o comandante avalia que Maycon Higor Aquino Paes, 18 anos, ameaçou sacar a arma de fogo ao colocar a mão no bolso no momento que saía do mercado, quando encontrou com o militar.

“A impressão que dá era que estava [o bandido] com a mão no bolso para manusear a arma. E esta é uma atitude de risco. Portanto foi correta a atitude”, conclui o comandante.

Sobre a suspeita de que o policial trabalhasse como segurança do local, o que é proibido, Carlos Alberto David diz. “Não temos nada que comprove. Ele morava próximo e mantinha amizade com os donos. Era amigo do gerente há mais de 15 anos”.

O gerente, que o comandante cita, é Carlos Expedito Ferreira Boccia, 41 anos, que morreu na Santa Casa após ser atingido por um tiro. Tiro este, de que acordo com as imagens, teria sido disparado pelo policial militar.

O disparo foi em direção a um dos bandidos, mas atravessou o balcão e atingiu Carlos. O gerente havia se abaixado atrás deste móvel. “Toda a visada dele [do policial] foi em direção aos bandidos. Sempre em direção aos bandidos. Todos os tiros foram em direção ao assaltante”, diz o comandante.

Conforme o coronel, o cabo agiu corretamente em relação à postura adotada ao testemunhar um roubo e se posicionou corretamente.

Investigações - Enquanto a Corregedoria da PM apura possíveis crimes militares praticados pelo policial, a 6ª Delegacia de Polícia Civil investiga se ele agiu em legítima defesa no duplo homicídio bem como se cometeu excessos.

Também é investigada a participação do garoto de 17 anos, o qual foi apreendido logo após os fatos. Ele foi ferido por dois tiros de raspão. Como o assaltante maior de idade morreu, é extinta a punibilidade dele.

Nos siga no Google Notícias