ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Chuva desabriga 30 famílias e prefeito estuda decretar emergência

Caroline Maldonado | 07/12/2015 08:11
Algumas famílias deixaram as casas antes da inundação (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Algumas famílias deixaram as casas antes da inundação (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Depois da chuva forte que encheu o Rio Apa, 30 famílias tiveram que deixar suas casas, em Bela Vista - distante 322 quilômetros de Campo Grande. A água passou de 1,5 metro nas paredes e continua subindo, segundo o prefeito Douglas Gomes (PP), que já pensa em decretar situação de emergência.

Alguns moradores dos bairros Baixada Corintiana e Praia do Pompilho foram para casa de parentes e outros estão abrigados no Centro Comunitário do Baixada, segundo o coordenador da Defesa Civil no município, Adilson César. “Eles foram transferidas ondem durante a madrugada. A água subiu bem rápido e já alcança as casas que estão a cerca de 400 metros do rio. Foi preciso até usar um barco para retirar uma pessoa deficiente de casa”, contou.

A Defesa Civil recebeu ainda informação de que a ponte, na região do Dama Cue, que dá acesso à aldeia Pira Kua foi danificada. Caso a passagem tenha sido destruído, os moradores da comunidade terão que dar a volta pelo município de Jardim para chegar à Bela Vista, conforme Adilson.

O prefeito esteve ontem e hoje de manhã na região dos bairros alagados e acredita que mais pessoas terão que deixar suas casas, pois o rio continua subindo. “Naquela região à margem do rio, quando chove acaba desabrigando algumas famílias, mas um alagamento como esse não ocorria há 20 anos. Em 2010, teve uma chuva forte, mas não tanto quanto a de agora”, disse o prefeito.

Os moradores foram retirados das casas quando a água começou a subir portanto foi possível retirar móveis e objetos pessoais. “Um caminhão da Secretaria de Obras foi enviado para apoiar as famílias na retirada dos pertences, por isso não houve grandes prejuízos, mas é um transtorno muito grande, uma situação muito difícil. Alguns não queriam sair de casa”, comentou Douglas. Conforme o prefeito, a chuva forte foi no sábado (5) e ontem apenas chuviscou na região. “Deve ter chovido muito no município de Antônio João, por isso o rio continua enchendo”, disse.

A previsão é de tempo parcialmente nublado com nevoeiro em Bela Vista hoje (7), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura fica entre 16°C e 30°C. Amanhã e na quarta-feira (9) pode fazer até 32°C, mas o céu continua com muitas nuvens e chuvisco. As pancadas de chuva voltam na quinta-feira (10) e sexta-feira (11).

Rio continua subindo nesta manhã (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Rio continua subindo nesta manhã (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Alguns moradores se recusaram a sair antes de a água avançar (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Alguns moradores se recusaram a sair antes de a água avançar (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Nos siga no Google Notícias