ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Família recusa nova autópsia em índio morto durante confronto

Aline dos Santos e Viviane Oliveira, de Sidrolândia | 31/05/2013 13:15
Índio é velado na aldeia Córrego do Meio. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Índio é velado na aldeia Córrego do Meio. (Foto: Vanderlei Aparecido)

O MPF (Ministério Público Federal) tentou trazer um especialista de fora de Mato Grosso do Sul para fazer autópsia no corpo Oziel Gabriel, de 35 anos. Porém, a família recusou uma nova pericia. De acordo com o irmão da vítima, Otoniel Gabriel, a decisão é da esposa de Oziel . “Mas a investigação vai acontecer”, afirma. Desta forma, o sepultamento será as 16h, na aldeia Córrego do Meio, a 25 km de Sidrolândia.

O novo procedimento seria para definir o calibre do projétil que atingiu o terena durante a reintegração de posse da fazenda Buriti. A justificativa é que o laudo não foi realizado por médico-legista.

Familiares da vítima afirmam que o disparo partiu da arma de um policial federal. No local, também estava a Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), que levou munição letal para área de conflito.

Conforme o laudo, o óbito foi por choque hipovolêmico decorrente de ferimento por arma de fogo. Oziel foi atingido por um tiro no abdômen, a bala passou pelo fígado e o projétil saiu pelas costas. Ontem, o corpo seguiu do hospital beneficente Elmíria Silvério Barbosa direto para a Pax Bom Jesus, sem passar pelo IML (Instituto Médico Legal). A plantonista do IML não estava na cidade e viajou com a chave do local. Então, dois médicos foram a Pax Bom Jesus.

A ação na fazenda Buriti durou nove horas, das 6h às 15h. A reintegração de posse, determinada pela Justiça Federal, foi cumprida pela PF (Polícia Federal), com apoio da PM (Polícia Militar). O imóvel rural pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha.

Os terenas atearam fogo a ponte e casas na fazenda Buriti. A PF apreendeu armas artesanais, facões e duas espingardas. A fazenda foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida e no dia 18 a decisão acabou suspensa até quarta-feira, quando foi realizada audiência na Justiça Federal.

Nos siga no Google Notícias