ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Réu por estupro se defende usando carta da vítima e revolta juiz

Com carta da vítima, réu pediu "desistência do processo", ação exclusiva da Justiça e incabível para a defesa

Silvia Frias | 08/04/2021 14:08
Justiça de Dourados manteve audiência e processo, conforme despacho do juiz (Foto:Dourados Agora)
Justiça de Dourados manteve audiência e processo, conforme despacho do juiz (Foto:Dourados Agora)

Trabalhador rural de 36 anos, denunciado por ameaçar e estuprar a mulher, balconista de 25 anos, apresentou à Justiça, em Dourados, a 233 km de Campo Grande, uma carta que teria sido escrita pela vítima, declarando a inocência dele e informando que o casal havia se reconciliado.

No dia 5 de abril, a carta foi anexada pela defesa no réu, pedindo a desistência do processo, ou seja, o cancelamento da ação. A manobra jurídica causou revolta do juiz Alessandro Leite Pereira, da 4ª Vara Criminal de Dourados, por não ser cabível ao réu. “O requerimento (...) é um dos maiores disparates que este Juízo já teve a oportunidade de presenciar”.

Com essa manobra, o réu, titular da ação, tentou "desistir" de ser processado.

No trecho disponível hoje no Diário da Justiça, ele explica. “(...) como decisão judicial deve ser fundamentada, importante esclarecer tratar-se de ação penal pública proposta pelo Ministério Público e ****** é réu, repito, é réu e, portanto, não tem como pedir ‘a desistência do referido processo’”.  O magistrado conclui que nem o MPMS tem a prerrogativa de desistir da ação penal, conforme previsto no artigo 42 do Código de Processo Penal. Por conta disso, manteve a ação e a data da audiência.

O caso – Segundo denúncia formulada pelo MPMS, o estupro relatado pela mulher aconteceu no dia 27 de janeiro de 2018, por volta das 23h, no Jardim Guaicurus, em Dourados. O casal já estava separado há cerca de 1 mês, depois de relacionamento de cerca de 3 anos.

A mulher de 25 anos estava em casa, deitada, quando ele entrou no local, dizendo que a amava e tentando tirar suas roupas, enquanto ela dizia “não, eu não quero”. Usando da força física, ele a imobilizou e forçou a relação sexual.

O homem ainda a ameaçou dizendo que “se ela não fosse ficar com ele, não ia ficar com mais ninguém". A moça relatou que ele já havia dito frase semelhante em outras ocasiões, por não aceitar a separação.

A vítima relata que o denunciado, por diversas vezes já tentou manter relação sexual sem seu consentimento. Ela o denunciou à Polícia Civil e requisitou medidas protetivas de urgência.

Com base no relato dela, o MPMS ofereceu denúncia contra ele por estupro e ameaça, pelo Código Penal e violência psicologia e física prevista na Lei Maria da Penha.

Nos siga no Google Notícias