ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Universitários de Sidrolândia irão bloquear a BR-060 nesta segunda-feira

Helton Verão | 03/11/2013 22:15

Após assembleia realizada na Câmara Municipal de Sidrolândia, no sábado (2). Acadêmicos de Sidrolândia elegeram a nova Associação dos Universitários e decidiram bloquear a BR-060. O objetivo da manifestação é sensibilizar a atual administração do Município para a aprovação do projeto de lei que determina o transporte universitário gratuito em 2014.

O trecho exato do bloqueio será na saída de Sidrolândia para Campo Grande, às 17h30. A manifestação será contra o corte de 48% no orçamento para o transporte universitário em 2014, o que impõem o fim da gratuidade. Os estudantes querem que o projeto de lei que garante o transporte gratuito volte à Câmara Municipal e seja aprovado ainda esse ano. Após a eleição suplementar que elegeu o atual prefeito Ari Basso (PSDB), o projeto foi retirado da assembleia.

Atualmente a prefeitura tem um gasto mensal de R$ 333 mil com o serviço. Valor que corresponde a menos de 5% de arrecadação mensal do Município, uma média de R$ 5,4 milhões, conforme o portal da transparência. Cerca de 600 estudantes são dependentes do transporte gratuito e muitos não terão condições de pagar por um transporte particular, caso a gratuidade seja cancelada.

Na última terça-feira (29), durante sessão na Câmara Municipal, todos os vereadores disseram apoiar os estudantes. Apesar do compromisso, apenas os vereadores Waldemar Acosta (PDT), Edno Ribas (PDT) e Davi Moura de Olindo (PR), compareceram hoje na assembleia com os estudantes e se manifestaram em apoio ao movimento.

Os universitários se dizem cansados de falsas promessas da atual administração. Na última quarta-feira (30), em reunião com o prefeito Ari Basso (PSDB), os estudantes foram assegurados pelo prefeito que o transporte universitário não seria cortado. Apesar do compromisso, uma das linhas de ônibus foi cancelada na sexta-feira (1) e muitos estudantes perderam aula e trabalhos acadêmicos. No final do dia, o coordenador do transporte, José Luiz Olindo, afirmou que havia confundido o número de estudantes usuários do transporte e que para cortar gastos mandou interromper a linha.

Nos siga no Google Notícias