ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Vereador denuncia descaso em escola após flagar entulho e bebedouros sujos

Mariana Rodrigues | 25/03/2015 17:52
De acordo com o vereador David Moura Olindo, as crianças estão estudando em meio ao entulho.(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Sidrolândia)
De acordo com o vereador David Moura Olindo, as crianças estão estudando em meio ao entulho.(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Sidrolândia)

Em visita a Escola Muncipal Porfíria Lopes do Nascimento, localizada no município de Sidrolândia - distante a 71 quilômetros de Campo Grande, o vereador Maurício Ananche (SD), registou na semana passada, o descaso que os alunos estão enfrentando no local. Além da sujeira, as crianças bebem água em copos compartilhados entre si e usam bebedouros sujos e enferrujados.

Segundo o vereador Maurício Anache, que é médico pediatra, o fato das crianças compartilharem o mesmo copo é inaceitável em uma instituição de ensino e vai contra as práticas orientadas pela cartilha distribuída pelo MEC (Ministério da Educação). “O uso compartilhado de copos pode transmitir diversas doenças e se alguém contaminado bebe água e encosta a boca na borda do copo, já contamina a bebida e, por consequência, pode contaminar outra criança”, explicou.

A escola recentemente foi alvo de reclamações, pois não tinha espaço suficiente para atender os alunos matriculados. Após manifestações de pais indignados com as condições do prédio alugado para abrigar as salas de aula provisórias, os alunos foram remanejados para um salão paroquial da igreja.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, David Moura Olindo (SD), será aberta uma comissão para apurar o caso. "Na segunda-feira vamos mostrar as imagens para todos os vereadores, também vou procurar o Ministério Público Estadual para ver alguma maneira de resolver o problema, mas sei que teremos dificuldades, pois o prefeito e a base aliada vão tentar atrapalhar essa comissão", disse.

Outra reclamação do vereador é que as crianças precisam compartilhar o mesmo copo para beber água. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Sidrolândia)
Outra reclamação do vereador é que as crianças precisam compartilhar o mesmo copo para beber água. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Sidrolândia)

Ainda de acordo com o vereador, as crianças estão estudando em meio a encanamentos abertos e banheiros interditados, além disso o forro da escola está cedendo, e há entulhos pelo pátio. "A escola vem dando problemas há muito tempo, por isso, alguns vereadores que estão dispostos a trabalhar começaram a visitar esses locais para registrar o descaso da prefeitura", comentou o vereador.

“A maioria das coisas desse lugar oferecem riscos àquelas crianças. Elas estão tendo seus direitos ignorados. O pátio cheio de entulhos de ferro, mesas, cadeiras e armários velhos, como uma criança brinca livremente nesse lugar? Como podem ficar em uma sala com o teto prestes a desabar? Estamos noticiando isso pelo bem da nossa cidade e eu quero ver as autoridades competentes fazerem a sua parte”, desabafou David Olindo.

Nos siga no Google Notícias