ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Padre José Marinoni deixa a reitoria da UCDB após 26 anos

Com a saída, padre Hermenegildo Conceição Silva assume a gestão da universidade

Por Inara Silva | 12/12/2025 16:46
Padre José Marinoni deixa a reitoria da UCDB após 26 anos
Padre José Marinoni durante entrevista em 2020 (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Depois de 26 anos à frente da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), o padre José Marinoni encerra sua trajetória como reitor da instituição. A transição, que marca o fim de dois mandatos, o primeiro de 1993 a 2015 e o segundo de 2020 a 2025, foi anunciada nesta sexta-feira (12) pelo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Adalberto Alves de Jesus. Com a medida, o padre Hermenegildo Conceição Silva assume o cargo de reitor da instituição pelos próximos cinco anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após 26 anos como reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni encerra sua gestão. Natural da Itália, ele chegou ao Brasil aos 18 anos e dedicou mais de cinco décadas ao sacerdócio, tendo atuado em diversos colégios salesianos e na Colônia Indígena Comunidade Sagrado Coração de Meruri.O padre Hermenegildo Conceição Silva, conhecido como padre Gildo, assume a reitoria pelos próximos cinco anos. Natural de Cuiabá e ordenado em 1987, ele possui extensa experiência na Rede Salesiana de Ensino, tendo atuado em instituições de São Paulo e Mato Grosso.

A saída de Marinoni marca a trajetória de mais de cinco décadas de sacerdócio e dedicação à missão salesiana no Brasil. Natural de Fenegrò, na Província de Como, no norte da Itália, ele chegou ao Brasil aos 18 anos, após despertar o desejo de se tornar missionário. Cursou Filosofia em Campo Grande e, mais tarde, Teologia em São Paulo, sendo ordenado sacerdote em 1970. Sua atuação pastoral foi marcada pela liderança em diversos colégios salesianos e pelo trabalho na Colônia Indígena Comunidade Sagrado Coração de Meruri, onde atuou de 1976 a 1979.

Marinoni foi também inspetor da região Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, que abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, foi naturalizado brasileiro e recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira. Em 2015, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, e em 2022 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Mato Grosso do Sul, a maior condecoração do Estado.

Em entrevista anterior ao Campo Grande News, o padre contou que ao longo da missão, acompanhou momentos marcantes da história local, como as visitas a presos políticos ao lado de Dom Antônio Barbosa durante a Ditadura. Com mais de cinco décadas de sacerdócio, mantém reconhecimento pela pontualidade, pela proximidade com a comunidade e pela atuação em inúmeros casamentos. Mesmo dedicado ao Brasil, conviveu com a saudade da família italiana, sempre mantinha contato por cartas até a morte dos pais nos anos 1980.

Padre José Marinoni deixa a reitoria da UCDB após 26 anos
Padre Hermenegildo Conceição Silva assume a reitoria da UCDB. (Foto: Divulgação)

Padre Gildo - Conforme a assessoria de imprensa da universidade, Marinoni teve uma atuação marcante na vida acadêmica e religiosa da universidade e deu as boas-vindas ao seu sucessor e lhe desejou êxito na nova missão.

Nascido em Cuiabá em 13 de abril de 1968 e ordenado sacerdote em 1987, padre Hermenegildo Conceição Silva é conhecido como padre Gildo e tem atuação histórica na Rede Salesiana de Ensino, com passagens por colégios de Araçatuba (SP), Cuiabá (MT) e Coxipó (MT). Desde fevereiro de 2024, exercia também a função de reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.