UFMS abre 434 vagas ociosas em 25 cursos presenciais
Processo é voltado a estudantes de outras instituições e estrangeiros e refugiados
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para preencher 434 vagas ociosas em cursos presenciais distribuídos nos campi de Campo Grande, Naviraí, Aquidauana, Coxim e Três Lagoas. As oportunidades abrangem áreas como Engenharia Física, Física, Matemática, Sistemas de Informação, entre outras.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O processo seletivo é voltado a estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior, estrangeiros com visto de refugiado, humanitário ou de reunião familiar, além de portadores de diploma de graduação que desejam uma nova formação. As inscrições, gratuitas e on-line, seguem até 5 de janeiro de 2026.
Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionísio Leite Filho, as vagas são definidas com base na análise do número de estudantes ativos em cada curso.
A distribuição seguirá ordem de prioridade: primeiro, transferências de estudantes matriculados em cursos de mesmo nome na instituição de origem; depois, para a mesma formação em modalidades diferentes ou cursos de áreas afins. Persistindo vagas, elas serão destinadas a refugiados e estrangeiros com visto humanitário ou de reunião familiar. Por fim, caso ainda existam oportunidades, serão abertas para portadores de diploma.
O resultado preliminar será divulgado em 12 de janeiro. Pedidos de recurso poderão ser enviados até três dias após a publicação. O resultado final e a convocação para matrícula estão previstos para 16 de janeiro. Todos os resultados serão divulgados na mesma página de inscrição.
O edital completo, com documentação exigida e detalhes do processo, pode ser acessado no portal da UFMS, neste link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


