ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Conselho municipal quer parte do dinheiro da Câmara para criar fundo

Aline dos Santos e Richelieu de Carlo | 28/04/2017 09:24
CMDU é um conselho que discute desenvolvimento de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
CMDU é um conselho que discute desenvolvimento de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Parte do dinheiro destinado pela Prefeitura de Campo Grande à Câmara Municipal pode ter que ser dividido com um fundo dos conselhos regionais. A sugestão é do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) em parecer anexo à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) enviada aos vereadores. A possibilidade é um sonho antigo, mas sem grande esperança de concretização.

A proposta é que o repasse para o Poder Legislativo seja reduzido de 4,5% da receita para 4%. A diferença de 0,5% ficaria com o fundo e a justificativa é de que os conselhos regionais são braço da representatividade popular. Outro argumento é de que a Câmara todos os anos devolve parte do recurso aos cofres da prefeitura.

No parecer, o CMDU aponta que os investimentos para 2018 estão prejudicados devido ao alto comprometimento da folha de pagamento da prefeitura. Segundo o conselho, em abril de 2012 o gasto com pessoal equivalia 35,50% da receita corrente líquida. Enquanto que em dezembro de 2016 já chegou a 52,85%.

Por mês, a prefeitura repassa média de R$ 5 milhões para a Câmara Municipal. Para o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a pretensão do CMDU é motivo de debate. “Interação social para amadurecer a ideia, aperfeiçoar e, dependendo, até aplicar”, afirma .

Presidente em exercício do CMDU, Berenice Maria Jacob Domingues conta que há muito tempo os conselhos regionais gostariam de ter uma verba, contudo, o fundo nunca saiu do papel.

“A relatoria entende que seja necessário, mas não significa que o Poder Executivo e Legislativo vão concordar também. Na minha opinião, é um sonho difícil de se realizar nesse momento de crise interna e externa. Nesse momento global de dificuldade”, avalia Berenice Jacob.

Ela também é presidente do Planurb (Instituto de Planejamento Urbano) e assume o comando do CMDU no caso de impedimento do prefeito, que é o presidente nato do conselho.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha (PSDB), a LDO vai tramitar pela Casa de Leis e será decidido o que for de caráter legal. “Sobre a devolução do duodécimo, é uma questão de economia que a própria Câmara faz. Mas pode acontecer a situação de usar todo o duodécimo. É um argumento um tanto quanto frágil”, afirma.

Nos siga no Google Notícias