A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

03/07/2011 11:23

Campo-grandense duvida que aumento de vereadores não eleve gasto público

Fabiano Arruda
Aposentada pede redução do número de vereadores. (Foto: Pedro Peralta)Aposentada pede redução do número de vereadores. (Foto: Pedro Peralta)

A aprovação da modificação na lei orgânica do município que aumenta o número de vereadores de 21 para 29 em Campo Grande não tem repercussão positiva com a população. Embora a Câmara garanta que o aumento de parlamentares não implica em mais gastos, a opinião que vem das ruas acredita que ocorra justamente o contrário.

A aposentada Maria de Lourdes, de 65 anos, não gostou da ideia e afirmou que, ao invés de aumentar, o número de vereadores deveria diminuir. “Os que estão já fazem pouco imagina aumentando. Por isto que falta dinheiro para segurança, saúde, educação”, enumerou.

Taxista há 28 anos na Capital, Romano Mendes, 50 anos, seguiu a mesma linha. Para ele, oito vereadores a mais na Câmara certamente resultará no aumento de gastos para o município. “Aumentar para não fazerem nada não adianta. É uma piada”, criticou.

Dinheiro público também foi a primeira coisa que veio a cabeça do aposentado Luiz Souza, de 81 anos, ao ser perguntado se concordava com o tema. “Estamos numa época de economizar e não gastar mais”, opinou.

Já Valdomiro Gomes mostrou descrença ao ser questionado sobre um assunto político. “Não voto desde 1982”, admitiu. “Não adianta encher a Câmara. Mas é o povo tem que aprender na hora de votar, não adianta reclamar depois”, frisou.

Keila Simone, de 32 anos, mostrou indignação com o salário dos parlamentares. Para ela, os vereadores têm “alto rendimento e regalias”, em contrapartida com trabalhadores que vivem com um salário mínimo. “É um absurdo. Eles ganham muito e trabalham pouco”, disparou.

Keila Simone diz que vereadores ganham muito e trabalham pouco.Keila Simone diz que vereadores "ganham muito e trabalham pouco".

Na contramão da maioria, o aposentado Valter Antonio da Paixão, de 67 anos, concordou com o aumento do número de vereadores no legislativo campo-grandense. “Eles estão trabalhando certinho e a população está crescendo. Tem muito vereador bom que não se elege e agora vai ter oportunidade com mais vagas”, declarou.

Alteração - Com a aprovação, a administração terá, na prática, que readequar os mesmos gastos dos 21 vereadores agora com 29. A mudança na Câmara de Campo Grande já passa a ter validade na próxima eleição em 2012.

O aumento do número de vereadores, de acordo com as faixas populacionais de cada município foi determinada pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores, a PEC 58, que foi aprovada em setembro de 2009.

A proposta previa a retroatividade da validade da lei, porém ao STF (Supremo Tribunal Federal), considerou inconstitucional, os artigos que dariam posse imediata aos suplentes de vereadores, eleitos na última eleição municipal.

Com a alteração em Campo Grande, a Câmara Municipal terá mais vereadores do que deputados, que hoje são 24 na Assembleia.



palhacada estes bandos de cara de pau, nao precisamos de vereadores, precisamos do hospital do trauma e melhores salarios para a enfermagem. precisamos arrumar a avenida ernesto geisel que esta desmoronando ha tempos, precisamos de macas nos hospitais e medicos para atender a populacao.;eles estao cacando e uma revolucao popular e o povo logo logo revoltara...
 
ANGELO EVALDO MACEDO em 06/07/2011 08:04:50
No "apagar das luzes", no "fechamento das cortinas", todos se aliam para fazer o que já não fazem há muito tempo, isto é, cuidar da municipalidade naquilo que preceitua a constituição que é cuidar da Educação, SAÚDE, MORADIA, etc.... e, como neste ano tem que se votar o que vai se gastar no ano vindouro, ou pelo menos, irão tentar embutir projetos e emendas sem fim para viabilizar a gastança do dinheiro público e uma delas será a de manter as mazelas com os ditos chamados "CANDIDATOS A CANDIDATOS" e, como a base aliada é a maioria... não precisa fazer mais nenhum comentário a respeito, porque só um pária não entenderá o que irá acontecer depois que as "luzes forem acesas"!!!
 
Juvenal Campos Corrêa em 04/07/2011 11:17:20
O dinheiro e dos impostos então aprovam o que querem quero ver se o dinheiro fosse deles ai sim queria ver.
 
Alex Correa em 04/07/2011 08:59:43
Vamos aderir ao movimento nacional que esta sendo criado no Sul, de NÃO AO AUMENTO DE VEREADORES, se com o que temos já nao se tem resultado, imagine com mais. Será um cabide de emprego e aumento das despesas públicas, sem uma contraprestação digna. a nao ser entrega de títulos, diga-se de passagem a mais cara do mundo.
 
Carlos Rodrigues em 04/07/2011 08:08:05
Eu nao voto em nenhum desses vereadores que ai estão, justamente pela falta de compromisso deles para com a população.

Disseram que não leram com atenção o projeto de lei que aumentou o IPTU... não estudaram a planilha de custos que determinou o aumento na tarifa de ônibus... e agora mais essa!

Vamos nos lembrar que ano que vem tem eleição, e expurgar a Câmara de Vereadores dessas pessoas que estão apenas preocupadas com o seu próprio nariz!

Oscar.
 
Oscar Ribeiro em 04/07/2011 07:34:20
KKKKKKKKKKKKK, eu também sou mais um que acredita no que os amigos de Campo Grande falaram, uai sô. Gostaria de saber onde está o milagre desse modelo econômico que aumenta pessoal e não aumenta gastos. Isso é uma piada. E os salários, despesas com os gabinetes, assessores etc e tal? isso não vai custar nada? além de entender que os 21 não conseguem fazer e fiscalizar, com 8 a mais não vai resolver em nada, ou seja, a não ser ajudar a atrapalhar. Isso é um absurdo.
 
Luiz Carlos Togneti em 04/07/2011 06:47:44
Esse é o tipo de matéria que nem é necessário ler, basta ver o título e se revoltar,
Brasil, Brasileiros, tomem vergonha na cara, já é tempo de mudarmos esses absurdos, estao criando leis que em breve tornarao as pessoas de bem, como verdadeiros Otarios, nós estamos sendo OTARIOS, acorda Brasil, se você é branco, heterossexual e normal, TA FERRADO!!!...
 
karlos braumm em 04/07/2011 03:21:50
Pessoas, mais oito vereadores vai custar no minimo os cofres públicos 300.000,00 (((mês))), quantos profissionais daria para contratar na área da saude, educação, ou investimentos em saneamento´básico, (quanto que daria multiplicado po 12 meses)).
 
Valter Vieira Alves em 03/07/2011 12:34:08
Isto é uma vergonha, acho que invés de aumentar o número de vereadores, por que a CAMARA MUNICIPAL JUNTAMENTE COM O prefeito não Aumenta o número de médicos nos POSTOS DE SAUDE, assim seria uma melhor resposta para a população que paga seus Impostos.

Eu vou ter que pagar o meus Impostos para mais oito MAZELAS!!!!!!!!!!!!
 
Valter Vieira Alves em 03/07/2011 12:19:38
até que fim em ? agora as moreninhas a maior região de campo grande vai ter seu vereadores para representar chega de votar em candidatos de outra região. temos varios nomes bom para nos representar é só escolher um e votar assim teremos nosso representante e as moreninhas podera ter força polica para lutar por melhorias eu pessoalmente e minha familia estamos apostando na vitoria do coringa que trabalha com as crianças da região .meu voto vai ficar nas moreninhas vamos encampar uma campanha chegou a nossa vez moreninhas com 21 vereadore nunca tivemos um agora com 29 temos chance.de ter um representante legal
 
MARCOS ROCHA em 03/07/2011 12:13:27
Mais mordomia não dá, chega, a cidade cheia de problemas pra resolver e ainda mais bocas ociosas pra alimentar, se nem esses que estão aí estão resolvendo alguma coisa, mais 8 pra que? Gostaria de saber o que é a democracia no Brasil? Porque somos obrigados por lei a votar e na hora de aumentar salários ninguém pergunta nada pro povo, aumentar cargos e gastos, ninguém é consultado, quando a gente acorda, já está a notícia estampada que aumentaram os próprios salários.

 
Antonio Carlos em 03/07/2011 12:05:01
É brincadeira mesmo faltam médicos, faltam remedios, a Santa Casa é motivo de chacota, nao temos educaçao descente,professores mal remunerados , asfalto na capital ta um caos, segurança publica uma vergonha , salario minimo R$ 545,00, "e o deles quantos será para os cofres publicos" um operario trabalha 44 horas semanis e os vereadores???"troquem 01 vereador por 10 professores ou 10 policiais ou 10 bombeiros, ou 01 médico que atenda em um posto de saude. vamos encabeçar essa ideia. Isso é de deixar qualquer um revoltado.
 
caio vinicios em 03/07/2011 11:50:25
Imaginar que todos são farinha do mesmo saco virou senso comum, as pessoas não acreditam mais nos politicos, lamentável ao pensar que todos são iguais vota-se em qualquer um, não analisa as propostas e o trabalho, por isso o aumento no número de vereadores deveria ser visto de forma salutar, afinal vamos ter mais representatividade,mais gente lutando por saúde, educação e outras necessidades, é uma pena quando a maioria ignora a politica os maus politicos continuam se dando bem, o pior pecado é a omissão. bom dia povo campograndensse
 
jorge cabral em 03/07/2011 11:49:25
NÃO precisamos de mais VEREADORES!!! Aliás, não precisamos de nenhum vereador.
Não fazem nada, apenas gastam nosso dinheiro....
 
maria bernadete em 03/07/2011 10:23:51
Vamos ampliar logo para 30.
Tenho certeza que não haverá mais filas nos postos de saúde, a educação vai melhorar sensivelmente, a cidade terá menos buracos, e por aí vai.
 
Áttila Gomes em 03/07/2011 08:56:05
É a politica brasileira dando "orgulho" a todos nós.
 
Thiago Kalunga em 03/07/2011 08:08:56
Os vereadores só sabem mudar nome de rua, homenagiar pessoas, votar leis que só enteressam a êles. Ta na hora do eleitor dar o troco: Não vamos votar em nem um d'eles que estão lá. Vamos colocar os 29 vereadores novos, já que somos obrigados a votar então vamos escolher direito, nós temos o poder de mudar, é só querer.
 
gloria videira em 03/07/2011 08:00:46
Para a maioria é absurda a ideia de aumentar o número de vereadores. Certamente, para os vereadores é providencial. No final das contas, se algo melhorar (leia-se fiscalização de recursos públicos e projetos) pelo mesmo valor gasto atualmente, para a população em geral seria até interessante. Campo Grande beira 1 milhão de habitantes e ainda tem uma "cara" de cidade do interior. Vejam o exemplo da rodoviária: fila única para veículos na entrada por falta de espaço? Avenida Afonso Pena está mais para teste de suspensão de veículos em montadoras do que para uma Avenida "Cartão Postal". Não seria a hora de implantar uma linha de metrô urbano ou mesmo, grandes ônibus articulados a exemplo de Curitiba para que se mitigassem os problemas com o transporte? Enfrentamos "N" problemas em nossa Capital onde acredito que o COMPROMETIMENTO de nossos vereadores para com o serviço público poderia colocar Campo Grande entre as melhores capitais do Brasil para se viver. Quem sabe, com essa nova leva de vereadores a realidade possa mudar, mesmo porque, brasileiro não desiste nunca!!
 
Leoney Barbosa em 03/07/2011 06:54:44
Ah!!! Uma mentira a mais de políticos não faz diferença. O nariz já cresceu o máximo possível.
 
Carlos José em 03/07/2011 06:53:07
Mais sinceramente,... aumentar o número de vereadores pra que? - Sinceramente,... vereadores, a gente só vê em reportagens, na tv, ou se formos à Câmara de Vereadores, porque em bairros, fiscalizando os postos de saúde,... verificando as vias públicas, verificando as condições das famílias na periferia da cidade... sinceramente isso eu nunca ví. Sejamos sinceros... vereadores para apresentar projetos inbecís iguais a alguns apresentados aquí na capital ou em outros locais onde vemos pela tv ou internet?... esse tido de político tinha que ser banido, pois ão apresenta projeto que vai ao encontro da sociedade. "Falei e ta falado"!
 
Ed Borges Dourado em 03/07/2011 05:34:11
NÃO PRECISAMOS DE VEREADOR, PRECISAMOS DE MÉDICOS, PRECISAMOS DE QUEM PRESTE UM SERVIÇO NECESSÁRIO. CHEGA DE GOLPE BAIXO NO POVO.
 
Valter Antunes Oliveira em 03/07/2011 05:14:21
Concordo que haja proporcionalidade de vereadores com o número de habitantes.da Capital, pois no Brasil inteiro, conforme Legislação, existe essa distribuição (Deputados Estaduais e Federais é a mesma coisa).
Acredito ainda que, pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o Executivo (Prefeito) não tem obrigatoriedade em aumentar o repasse ao Legislativo (Câmara de Vereadores), até porquê a Câmara, ao findar dos anos, sempre ´devolve´ o excedente ao Executivo (me engana que eu gosto).
O que não podemos aceitar é a inércia dos mesmos, haja vista que a grande maioria deles só aparece em períodos eleitorais - e para esses precisamos armar as ´armadilhas eleitorais´ (nesse caso há anos tenho feito minha parte).
 
Jairo Miranda em 03/07/2011 04:54:49
Aumentar número de vereadores além de ser injusto é imoral. Devia sair 10 ficar com apenas 11 vereadores . Campo Grande vive tantos problemas na área da saúde, para citar apenas um caso a Santa Casa que vive numa penúria, faltando recursos financeiros, pacientes sendo tratados pior do que animais, falo porque fiquei 18 dias internado lá como se indigente fosse. Os postos de saúde vivem um caos casos de polícia como tem acontecido. Agora saber que a camara quer encher mais de desocupados para ganhar tanto para não fazer nada é uma atitude da casa de leis que dá muita, muita, raiva.
Porque pelo que se vê essa casa de lei não pensa na população. É uma casa de lei fantoche, vivem num mundo de fantasia, alheios os sofrimentos da população.. é muito triste isso. Tenho dito.
 
JOÃO ALVES DE SOUZA em 03/07/2011 03:59:30
Há que isto, tá pensando que nossa grana é capim, jatem verador demais em Campo Grande... os que tem não tem nada para fazer..ainda aumenta mais, para fikar mas gente gastando nosso dinheiro e sem fazer nada..porque não gasta este dindim em saúde aue esta morendo contribuinte , sem atendimeto,, a cidade está precisando de recapiar as rus..tanto lugar que precisa d atenção..porque mais vereadores os que tem tá bom até demais..seria bom que diminuisse não aumentar..cá para nós 10 é mais que suficiênte..
 
odair Alves Teixeira em 03/07/2011 02:40:05
Eles nao sao loucos de falar que vai onerar a folha de pagamento,eles pensa que o povo é besta,de acreditar nisso,estamos precisando nao e aumentar os cargos politicos e sim os leitos de hospitais,uma merenda escolar de melhor qualidade,postos de saúde com mais profissionais (medicos ) poque estrutura tem , é facil de construir, o duro e contratar medicos com esses salario de fome, acorda Brasilll!!!!!
 
jorge cardoso de oliveira em 03/07/2011 01:44:32
Podem ficarem tranquilos pois a receita da Câmara é prevista em Lei federal. Se a casa tiver somente 2 vereadores a verba é mesma se for 45 vereadores, eles só passam a receber menos, pois terão que dividir a receita entre todos. Ou seja a receita é estipulada pela porcentagem da receita dos municipios e nem mesmo se a receita crescer ela não pode ultrtapassar dos 75% que revbem os deputados estaduais e estes 75% dos deputados federais.
 
Roberto Djalma Barros em 03/07/2011 01:14:47
Este aumento do número de vereadores só vem beneficiar uma minoria...aquelas pessoas que querem "mamar" no dinheiro público. Pensando bem: quem não quer um "emprego" no qual trabalha pouco e ganha MUITO bem?
 
Eugenio de Souza em 03/07/2011 01:14:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions