A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

18/12/2015 15:51

Hospital Dia terá profissionais para monitorar grávidas com suspeita de Zika

Flávia Lima

A diretora de Assistência à Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosimeire Arias, disse durante balanço das ações de combate a dengue, na manhã desta sexta-feira (18), que a partir da próxima semana o Cedip (Centro de Doenças Infecto-parasitárias) do Hospital Dia, na Capital, vai contar com um ginecologista e um infectologista para monitorar grávidas com suspeita de Zika vírus.

Duas gestantes, uma da Capital e outra de Anhanduí, já vem sendo acompanhadas pelo centro. "Todas as mulheres grávidas que apresentarem essa suspeita serão encaminhadas para lá e terão acompanhamento", disse.

Rosimeire explica que, para isso, a gestante terá que iniciar o pré-natal na rede municipal de saúde. Caso durante oe exames ela apresente as suspeitas, será encaminhada para monitoramento no hospital.

Os exames feitos não diferem muito dos tradicionais exigidos durante o pré-natal convencional. Durante o acompanhamento será pedido o ultrassom morfológico, exame feito normalmente entre 18 e 20 semanas de gravidez, e que serve para avaliar o desenvolvimento do bebê de forma detalhada.

Através dele é possível verificar o formato, a estrutura e a medida da cabeça do bebê, detalhe fundamental, uma vez que o Zika vírus está relacionado aos casos de microcefalia detectados em diversas regiões do país. 

Roseli explica que os exames para constatar o zika vírus são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, credenciado pelo Ministério da Saúde. Não é possível realizar o exame em clínicas particulares do Estado. 

Em Mato Grosso do Sul são investigados três casos de microcefalia relacionados a infecção do Zika vírus. Dois são em Bela Vista e um em Dourados.

 

 

Infectologista da Fiocruz faz palestra amanhã sobre o Zika vírus na Capital
Amanha (19), a partir das 9h, o infectologista Rivaldo Venâncio da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) estará em Campo Grande para uma palestra sobre o Z...
MS não possui casos confirmados de microcefalia vinculados ao Zika, diz Saúde
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) os dados atualizados de casos de microcefalia no Brasil, vinculados com o Zika vírus, doenças t...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions