ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Seis anos depois, família de Brunão se prepara para justiça por assassinato

Crime aconteceu em 2011 e família ainda tem receio que réu pode não ser condenado

Guilherme Henri | 23/11/2017 12:00
Jeferson Bruno Escobar, o Brunão morreu em 2011 (Foto: Arquivo Pessoal)
Jeferson Bruno Escobar, o Brunão morreu em 2011 (Foto: Arquivo Pessoal)

Cristhiano Luna de Almeida, de 29 anos, vai a júri popular pela morte do segurança Jeferson Bruno Escobar, o Brunão, nesta sexta-feira (24), às 8h, em Campo Grande.

Quase 7 anos depois, a família da vítima se prepara para o dia em que acredita que a justiça será feita.

Ansiosa, nervosa e preocupada. Foi assim que a mãe de Brunão, Ediselma Gomes Vieira descreve seu estado emocional as vésperas do julgamento. “Ainda tenho medo da justiça não acontecer”, disse.

Para ela, a possível condenação do réu não será só pela memória do filho, mas também pelo ex-marido, que morreu sem conseguir presenciar o julgamento. “Era uma luta nossa. Esta condenação deixará meu filho e ex-marido descansarem em paz”, acredita.

A advogada Mayara Hortência Cardoso Gonçalves, 29 anos, explica que a insegurança da tia é a mesma que a dela. “O júri é composto por pessoas da sociedade, o que nos deixa inseguros quanto a condenação. Tudo o que queremos é que quem ocupar aquelas cadeiras se coloque pelo menos por um instante no lugar dos familiares de ‘Brunão’”, apela.

Ainda segundo a prima da vítima, o fato que o réu foi flagrado descumprindo medida cautelar de não frequentar bares também deve ser levado em consideração. “Para nós a sensação foi de que ele [Cristhiano] achou que não seria pego pelo ‘braço da lei’, pois depois de ser fotografado ainda recebemos a informação de que dias depois Cristhiano foi visto em uma festa”, denuncia.

Manifestação – A família e amigos pretendem chegar pelo menos uma hora mais cedo na frente da sala do júri da Capital. Com camisetas e faixas o grupo pretender orar pedindo justiça e também assegurar que conseguirão assentos na primeira fila do tribunal.

Cristhiano Luna foi flagrado por amigos da vítima enquanto supostamente bebia em restaurante e voltou a ser preso (Direto das Ruas)
Cristhiano Luna foi flagrado por amigos da vítima enquanto supostamente bebia em restaurante e voltou a ser preso (Direto das Ruas)

Caso - Brunão morreu em 19 de março de 2011. Na ocasião, ele virou alvo de Almeida ao tentar retirá-lo de dentro da casa noturna após uma briga generalizada. Acabou agredido e morto pelo acusado, que na época era bacharel em direito e praticante de artes marciais, do lado de fora do local.

O julgamento pelo crime de homicídio simples aconteceria em dezembro do ano seguinte, mas o assistente de acusação foi ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para pedir que a condenação incluísse duas qualificadoras do indiciamento por homicídio retirados pela defesa: motivo fútil e falta de chance de defesa da vítima.

A decisão favorável aconteceu anos depois, no dia 18 de setembro de 2017. Logo após o réu voltar a ser preso por desrespeitar as medidas alternativas que garantiam sua liberdade.

Luna estava solto desde maio de 2011 por força de um habeas corpus, mas voltou para a prisão no dia 30 de junho deste ano após ser fotografado numa mesa de bar.

Foram amigos da vítima, que era segurança da casa noturna Valley Pub e morreu aos 23 anos, que fotografaram Luna e o entregaram às imagens polícia.

O MPE (Ministério Público Estadual) pediu a volta de Luna para a cadeia no dia 23 de junho deste ano e foi o juiz Aluízio Pereira dos Santos, quem decretou a prisão preventiva no dia 30.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também