25/06/2019 17:33

Nas salas de aula de MS, 7% dos professores têm apenas ensino médio

Dado faz parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica, que traçou panorama da educação no País

Marta Ferreira
Do total de professores da educação básica, 40% atingiram o nível mais alto de formação, a pós-graduação. (Foto: Arquivo)Do total de professores da educação básica, 40% atingiram o nível mais alto de formação, a pós-graduação. (Foto: Arquivo)

Dos professores que estão na sala de aula responsáveis pelo ensino básico em Mato Grosso do Sul, 7% concluíram apenas o ensino médio. O dado consta do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, divulgado nesta terça-feira pelo movimento Todos pela Educação. A pesquisa traça um raio-x da educação no País e indica deficiências tanto no aprendizado dos alunos quanto na formação dos docentes.

Segundo o levantamento, existe professor em Mato Grosso que estudou apenas até o nono ano, ou seja. O percentual é baixo, de 0,1%, mas ainda assim chama atenção.

Conforme o relatório indica, 2,1 % dos docentes fizeram o curso normal ou o magistério.
Quanto ao nível superior, 87,4% dos professores fizeram cursos de licenciatura e 3,4% têm formações sem a chamada licenciatura, voltada especificamente à atividade docente.

O último degrau do ensino, a pós-graduação, foi atingido por 40% dos professores sul-mato-grossenses.

É um percentual, assim como todos os outros, que coloca o Estado acima da media nacional. No Brasil, 36,8% dos docentes fizeram pós-graduação.

Ainda segundo o levantamento, 37,8% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental não tinham licenciatura ou complementação pedagógica na área da disciplina pela qual eram responsáveis. 

imagem transparente